Artista, esta é a ideia mais incrível que você vai ver hoje!

Parte do trabalho de um artista consiste em mostrar a sua produção em meio físico, seja livro, pintura, disco ou qualquer outra mídia escolhida. É fato que ver o trabalho publicado dá o maior orgulho e satisfação para o artista. Mas aí vem uma questão: como fazer o produto chegar às mãos do público? Porque não adianta produzir um monte de cópias do disco, do livro pra ficarem estocados na casa do artista, né?

Foto: Gabriel Gonçalves G1 BA

Na Bahia, o gaitista e bluesman Brenoski Libertae encontrou uma solução, aliás uma gostosa solução para o problema. É ele mesmo que explica: "Eu procurei conversar com diversas pessoas quando estava no processo de elaboração do projeto, e uma coisa que era recorrente eram os músicos se queixarem de ficar com uma quantidade enorme de cds acumulados, que nem distribuindo de graça eles conseguiam passar adiante. Então ficavam com aquilo guardado, e era uma coisa meio frustrante. Aí eu pensei em um objeto que poderia ser a mídia física, e que fosse um objeto de desejo, uma coisa que as pessoas gostassem de comprar, simplesmente, e que fosse o disco também. E a cerveja me pareceu apropriada, até porque as pessoas em geral estão tomando cerveja enquanto eu estou tocando", explicou o músico.


O disco/cerveja funciona da seguinte forma: o rótulo da garrafa traz a arte da capa do álbum, a relação de músicas e um código QR Code. Quando o bebedor de cerveja/fã de blues passa o leitor de QR Code do celular sobre o código, ele é levado ao site do disco, onde é possível escutar todo o trabalho por streaming.
A cerveja no disco, digo na garrafa, é American Pale Ale (APA). A bebida é cortesia de Tom Mascarenhas, mestre cervejeiro e sócio da cervejaria Masacarenhas Brew, com sede em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador. O disco/cerveja tinha o lançamento agendado para ontem (17), em Salvador-Bahia, mas foi cancelado por causa da chuva forte por lá.

Foto: Gabriel Gonçalves G1 BA

DOWNLOAD

E para aqueles que querem ter os arquivos MP3 do álbum baixados no computador, Brenoski dá o caminho. "Basta você tirar uma selfie segurando a garrafa da cerveja, publicar no Instagram com a hashtag #brenoski.libertae, que você receberá um link para baixar os arquivos MP3 das músicas do disco".
Para saber mais sobre o artista, acesse este link.

ESTÁ ABERTA A TEMPORADA DE PARCERIAS!

Parnaíba é um verdadeiro celeiro de artistas. Tem muita gente produzindo arte e cultura por aqui - seja no campo da música, das artes plásticas, da literatura. E, olha só, tem cervejaria também (alô, Delta Brown!). E, de uns tempos pra cá, tem surgido na cidade, uma boa quantidade de empreendimentos criativos, em sua maioria gerenciados por empreendedores bastante abertos a novas ideias e parcerias. Esse lá na Bahia é um caso nítido de economia criativa que merece ser replicado e copiado. Mas a ideia de entregar ao público o seu produto de forma criativa, vai além da garrafa de cerveja e dum disco. Além do disco, um ingresso de show, o vídeo do show, uma apresentação cultural podem ir numa cerveja, mas podem ir uma camiseta também, por que não? Há muitas possibilidades de parcerias culturais, então bora exercitar a criatividade!

Videoreportagem: Gabriel Gonçalves G1-BA
Edição do texto: Alessandra Mota